Alguns dias são difíceis, alguns períodos da vida. Entendo também que são ciclos. Às vezes passamos por fases em que não vemos saída, parecem que os problemas e dificuldades se acumulam e a qualquer momento irão nos soterrar. Nesses momentos, precisamos de um esteio! Esteio que pode ser uma atividade física, um hobby, a espiritualidade, meditação, tempo de qualidade com quem amamos. Precisamos aprender a gerenciar nosso estresse diário. O estresse é uma reação humana comum, hormônios são secretados e nos fazem correr ou enfrentar um desafio, desde os tempos das cavernas.
Hoje, nossos perigos são menos físicos do que naqueles tempos. Não caçamos ou enfrentamos a tribo inimiga, mas estamos sob o jugo de nossas expectativas. Os anseios e a velocidade da vida moderna nos empurram para uma rotina muitas vezes de piloto automático, onde o estresse parece normalizado e banalizado. Tomamos um comprimido para dor de cabeça, um para dormir, um para dores no corpo, café para acordar e vamos seguindo porque “é da idade” e relegamos o gerenciamento de todo esse estresse acumulado a segundo plano.
Um dia a vida cobra. Um dia a saúde tem que pagar a conta. Antes disso, acorde! Talvez não precise mudar completamente a sua vida. Talvez pequenos ajustes e uma mudança de olhar já lhe tragam um grande impacto.
Luciana Medeiros Especialista em gestão estratégica, observadora do comportamento humano e da vida
Foto: Freepik