Hoje em dia a gente tem mil opções pra se exercitar, seja usando apps, vídeos online ou até aproveitando o ar livre, certo? Mas saca só, cada movimento requer atenção, principalmente quando estamos sozinhos. A coluna, essa amiga de longa data, merece todo cuidado pra não se tornar nossa inimiga de uma hora pra outra.
A real é que tem muita gente se jogando em treinos sem perceber que, mesmo sem sentir dor na hora, tão prejudicando essa parte tão importante do nosso corpo. Desvios posturais, escoliose, hérnia de disco – não queremos esses caras como companhia, né?
Dá uma conferida nos números: de acordo com o Ministério da Saúde, os homens começam empolgados com 60,1% se exercitando, mas lá nos 65 anos, apenas 27,5% continuam na ativa. Nas mulheres, o lance é mais crítico – 24,6% das que têm de 25 a 45 anos mantêm o ritmo, e só 18,9% acima dos 65 anos.
Vamos focar onde mora o perigo: a coluna lombar, a área que segura o peso todo, seguida da cervical. Olha, exercícios pro fortalecimento são ótimos, mas exagerar ou fazer de forma errada pode causar lombalgia, aquela dor chata na lombar, e até Cinesiofobia, o medo de se movimentar. E nem se liga só na dor, porque traumas podem não mostrar sintomas logo de cara.
Então, não basta pular, agachar, ou fazer um monte de movimentos, a ideia é fazer com consciência e conhecimento. Ter um profissional de verdade do lado é chave, seja presencialmente ou através da telinha. Antes de botar o corpo em ação, bora fazer uma avaliação. Vai por mim, é melhor prevenir do que remediar.
E é isso! Não se esqueçam de dar aquela olhada aqui na minha coluna na semana que vem, porque eu volto cheio de novidades pra vocês. Até lá, cuidem bem da coluna e do corpo todo. Vamo que vamo!
Rogério Carvalho é Educador Físico e Personal Trainer.E-mail: rogerio_cagin@hotmail.com Instagram: @rogeriopersonal1
Foto: Freepik