Ainda sobre colocar amor em tudo que fazemos, no último fim de semana encerrei de vez um longo e produtivo ciclo da minha vida. Recebi várias demonstrações de carinho vindas de onde menos esperei, e foi uma memória feliz. Perceber que o legado que deixei nas pessoas foi bem maior do que calculei. Finalizo com a certeza de dever cumprido, de ter empregado todos os meus esforços e de ter sido inteira. Não sei mesmo fazer as coisas pela metade!
De toda forma, as novas expectativas são muitas! Ter de novo o sentimento de pertencimento e acolhimento, saber-se parte do todo, voltar a acreditar que o que você faz é importante e faz a diferença no resultado final. Este é o cerne das atividades profissionais, seja qual for a empresa, profissão ou cargo. Entendo que precisamos “fazer parte” e colocar nossas habilidades e disponibilidade a favor do coletivo. A sensação de sentir-se tolhido é devastadora para o ser humano.
Eu não me senti incapaz, jamais tive medo de não ser suficientemente boa ou competente. Ao contrário, eu sempre quis entregar cada vez mais, alçar novos voos, aprender mais, desenvolver mais pessoas e novas habilidades, colocar minha experiência e dedicação naquilo que sou realmente boa em fazer! Muitas vezes, no meu caminho profissional, não pude. Já fui acusada de excesso de cobrança porém legal demais (?!), já me pediram para ir mais devagar, pegar leve e ensinar menos, diziam até que eu passava informações demais. Bem, historicamente não caibo em caixas comuns e decididamente sou pouco convencional. Incomodo o status quo com sorrisos e educação. Mas é que acredito piamente que todos podemos alcançar qualquer coisa, superar qualquer limite! Desde que queiramos. Mas tem gente que não quer e se aborrece que outros o queiram.
No fim, percebo que o que realmente importa é agir tendo como norteador seus valores para que a prática seja a consequência natural do discurso. Válido para qualquer setor/momento da vida.
Luciana Medeiros Especialista em gestão estratégica, observadora do comportamento humano e da vida
Foto: Freepik