Já escrevi alguns textos bastante sombrios por aqui. Mesmo que a esperança seja uma chama que sempre cuido para manter acesa, nem sempre é possível. Olhando para trás, percebo que me deixei envolver por momentos difíceis, de aridez e falta de brilho nos olhos. No entanto, algo dentro de mim sempre buscou esse brilho. Desde muito jovem, não me encaixo em caixas que tentam me conter. Não sigo os padrões comuns em várias áreas da minha vida. Baseio minhas ações em meus valores e busco viver de acordo com minhas crenças. Discurso aliado à ação.
Tenho refletido sobre a esperança e os recomeços. Sim, estar recomeçando me torna mais propensa a isso, mas é um recomeço genuíno, de fato. Um recomeço que ansiava, escolhi e pedi em minhas orações. Da última vez, Deus me deu o que eu precisava. Desta vez, sinto que ganhei o que pedi, como uma criança com um presente de Natal sob a árvore. O momento anterior me preparou para hoje. Cresci, me tornei mais forte e resiliente, tive experiências que não gostaria de ter tido (como trabalhar na pandemia e liderar a equipe naquele momento), mas que me trouxeram ao ponto em que estou agora. Agradeço, assim como agradeci anos atrás. Lembro claramente da sensação, lembro de sentar à noite e chorar de felicidade pelo novo ciclo. Saí machucada, mas fortalecida, antes de me perder. E tudo é uma graça divina.
A esperança hoje está forte, assim como a gratidão. São momentos diferentes e sei que estou onde deveria estar, vivendo o que fui preparada para enfrentar. No início deste ano, sabia que seria um desafio, que doeria. Também sabia que seria o primeiro ano da melhor fase da minha vida. Demorei um pouco para entender e aceitar o novo. Agora chegou a hora de aproveitar! E quando digo “aproveitar”, quero dizer me doar cada vez mais, entregar cada vez mais e me superar a cada dia. Mesmo que faltem pouco mais de dois meses para o fim do ano, sinto que ainda há muito a conquistar e um vasto espaço para crescer. Viva a esperança!
Luciana Medeiros Especialista em gestão estratégica, observadora do comportamento humano e da vida.
Foto: Freepick