Ouvi de um amigo, esses dias a seguinte frase “o balanço do barco seleciona os marinheiros que ficam nele” achei curiosa pela simplicidade e genialidade um olhar da vida náutica que pode ilustrar comportamentos que devemos seguir em nossas vidas. Entendendo que o balanço de um barco está relacionado com às condições do mar, como ondulações, correntes e vento podemos trançar um paralelo com a instabilidade e incertezas de nossas vidas e assim como os marinheiros nós devemos está prontos para permanecermos a bordo no barco de nossas vidas. A habilidade dos marinheiros em manter o equilíbrio e se adaptar ao movimento do barco é importante para garantir a segurança e o conforto durante a navegação, do mesmo modo que precisamos das mesmas habilidades.
A resiliência e a persistência são características essenciais para superar dificuldades e alcançar objetivos e apesar de serem próximas, não são sinônimos. Ambas estão relacionadas à capacidade de enfrentar e se adaptar a desafios, mantendo-se firme e perseverante, acreditem não há atalhos. Lidar com o estress e perseverar diante de obstáculos. Envolve a habilidade de encontrar soluções criativas, aprender com as experiências difíceis e não desistir diante das adversidades. Ser resiliente significa ter uma mentalidade positiva e acreditar que é possível superar as dificuldades.
Persistência, por outro lado, refere-se à determinação e ao esforço contínuo para alcançar os objetivos, mesmo diante de obstáculos e fracassos temporários. Com persistência sempre mantemos o foco e a motivação, mesmo quando surgem dificuldades no caminho. Ser persistente significa não desistir facilmente e estar disposto a investir tempo, energia e recursos para alcançar o sucesso.
Seneca, o filósofo, também em tema náutico dizia “não há vento favorável para o marinheiro que não sabe para onde ir”. Indicando que é fundamental ter uma direção clara na vida e estar preparado para enfrentar as adversidades que irão surgir no caminho enfrentar os desafios da vida, seja nos estudos, na carreira profissional, nos novos projetos ou em qualquer área que exija superação e alcance de metas.
Convido todos a se encorajar e a buscar a força interior necessária para superar as dificuldades e encontrar sua felicidade, mesmo diante das adversidades da vida. Aguardo todos na próxima semana. Até lá!
Diogo Augusto , o turco, marido, pai, empreendedor, colecionador, pensador, curioso.
Foto: Freepick