Olá, leitores do Fato!
Já falei aqui sobre o tema de assédio moral no trabalho há algum tempo, mas após acompanhar alguns casos recentes, compreendo, cada vez mais, o impacto que ambientes de trabalho hostis causam na saúde dos colaboradores, e isso me fez pensar que não é possível esperar dedicação de quem não está saudável.
As empresas precisam de pessoas motivadas, e a saúde emocional é essencial para garantir esta motivação. Contudo, práticas como o assédio moral ainda são comuns no ambiente de trabalho. Seja o assédio vindo de superiores, entre colegas, ou até mesmo de forma organizacional, o impacto é sempre arrasador, destruindo a autoestima dos trabalhadores, que passam a duvidar de suas competências, esgotamento mental, sem mencionar as repercussões físicas que muitos desenvolvem.
Neste Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, vale lembrar que o maior ativo de uma empresa são as pessoas que nela trabalham. E essas pessoas precisam de um ambiente que as respeite e valorize, proporcionando oportunidades de dar o seu melhor sabendo que terão a oportunidade de se desenvolver e crescer de forma proporcional à dedicação.
Prevenir o assédio moral não pode ser visto apenas como uma obrigação, mas sim como uma estratégia de gestão, pois fomentar um clima de valorização aos colaboradores, faz com que eles se dediquem mais, sendo mais produtivos e leais ao empregador.
A implementação de políticas, treinamentos, canais de denúncias e uma liderança treinada e consciente de verdade em relação aos cuidados com a saúde mental dos colabores, são algumas medidas que levam a empresa a conseguir um time satisfeito e produtivo, desfrutando, consequentemente, das vantagens de uma equipe saudável.
Sendo assim, cabe a reflexão direcionada aos empregadores e lideranças: estão cuidando das pessoas que são as responsáveis por fazer o seu negócio?; estão cuidado das pessoas que são a cara do seu negócio perante seus clientes? Em caso negativo, talvez seja a hora de repensar, afinal, o sucesso de qualquer negócio é um reflexo daqueles que fazem parte dele!
Driely Atem , Advogada, especializada em Direito do Trabalho, sócia do escritório Ribeiro Atem, vice-presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/AM, membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/AM. Instagram: @ribeiroatem.adv
Foto: iStock