Em uma palavra, qual sentimento te descreve logo após a prática de atividade física? Bem, provavelmente, o termo “feliz” será um dos campeões.
E não é por acaso, pois, ao movimentar o corpo, você libera substâncias que são capazes de melhorar o seu bem-estar. A Atividade física aumenta exponencialmente a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.
Vários estudos científicos demonstram e comprovam que a atividade física é benéfica à saúde física e mental, surgindo como excelente alternativa estratégica para aliviar os sintomas da ansiedade. Não é demais salientar que cerca de 50% da saúde mental provem da prática de atividade física, da prática regular de exercícios.
A ansiedade, tão frequente no mundo pós-pandemia, possui vários sintomas, dentre os quais se podem incluir: inquietação, alteração do sono, palpitação, taquicardia, desconforto no estômago, tensão muscular, suor, preocupação excessiva, pensamentos indesejados, dificuldade de concentração, ciúmes, medos exagerados e ainda irritabilidade.
Quem sofre desse mal, sabe o quanto é difícil manter o equilíbrio emocional e, por conseguinte, uma saúde mental estável.
No Brasil existem, hoje, cerca de 19.6 milhões de ansiosos; 11 milhões de depressivos, além de 73 milhões de pessoas que sofrem com insônia.
Por isso, para que você não seja mais um nessa estatística, sugiro que siga as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e pratique pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, isso é claro, orientado por um bom profissional de Educação física. Saúde. Até semana que vem.
Rogério Carvalho é Educador Físico e Personal Trainer.E-mail: rogerio_cagin@hotmail.com Instagram: @rogeriopersonal1
Foto: Freepik