O tema de hoje é a gratidão e as memórias que construímos. Desde o último sábado, venho pensando nisso… têm sido dias de muita correria por aqui e adaptação a uma nova rotina e um novo estilo de vida. Isso significa um esforço grande para uma pessoa tão apegada à sua rotina, como eu. Não nego que nos últimos 3 anos venho me dedicando à construção de uma rotina que me mantenha sã, física e emocionalmente. Recuperar minha saúde e o prazer nas pequenas coisas que Deus me dá a oportunidade de viver.
E, especialmente no último mês, eu sinto-me afogar na rotina e nas obrigações que se tumultuaram. Porém, no último sábado, aconteceu algo que aqueceu meu coração e minha alma. Aqui na cidade está acontecendo a exposição imersiva de Van Gogh e impressionistas, e minha mãe há semanas vem me pedindo para ir. Organizei-me toda para levá-la no último sábado. E, olha, foi mágico! Primeiramente pela beleza das obras, a música, a história. É como se fôssemos abraçados pelos quadros representados. Agradeci a Deus por existir beleza no mundo e eu ser capaz de apreciá-la daquela forma.
Agradeci também pelo refrigério daquele momento de calma em meio ao caos de tantas demandas que venho vivendo, na vida pessoal e profissional. Porém, o que eu não esperava e que realmente me emocionou foi ver a felicidade da minha mãe. Ali, agradeci a Deus por ser rica do que o dinheiro não compra. Por ser rodeada de tanto amor e por poder destilar amor aos outros também. Vê-la sorrir, gargalhar, fazer poses, deitar no chão e rodar livre no espaço, me deixou absurdamente emocionada. As lágrimas foram de alegria e só agora consigo expressar em palavras aquele momento.
Este fato me lembrou outros em que me senti da mesma maneira, normalmente relacionados ao meu filho. A nostalgia foi inevitável. Ter tantos momentos felizes e de amor para revisitar sempre que quisermos é uma dádiva. Lembramos que aquilo que somos, nossas lembranças e história, ninguém é capaz de tirar de nós. Deixei-me preencher de amor e gratidão mais uma vez.
Luciana Medeiros Especialista em gestão estratégica, observadora do comportamento humano e da vida.
Foto: Freepick