Dor lombar: quem nunca? Esse incômodo é um dos problemas mais comuns que afetam milhões de pessoas e pode realmente interferir na sua rotina diária. Mas aqui vai uma notícia animadora: incorporar exercícios físicos à sua rotina, pelo menos três vezes por semana, pode reduzir essa dor pela metade. Vamos entender como isso funciona.
Os exercícios físicos são essenciais porque fortalecem a musculatura que suporta nossa coluna, com destaque para o core — que inclui os músculos abdominais e lombares — e os glúteos. Esses músculos desempenham um papel fundamental em manter a estabilidade da coluna, aliviando a carga sobre as vértebras e, consequentemente, a dor.
Movimentos que melhoram a mobilidade do quadril são também vitais. Eles evitam compensações que podem levar a um estresse adicional na região lombar. Então, pense em incluir exercícios como pranchas, elevações pélvicas e alongamentos na sua rotina. Esses são verdadeiros aliados no combate à dor lombar.
Além dos benefícios físicos, a atividade regular também estimula a liberação de endorfinas e serotonina, neurotransmissores que reduzem a percepção da dor e aumentam a sensação de bem-estar. Portanto, ao cuidar da sua coluna, você está, simultaneamente, cuidando da sua saúde mental.
Então, que tal começar a mudar sua vida hoje? Incorporar essas práticas pode não apenas ajudá-lo a viver sem dor, mas também a desfrutar de uma qualidade de vida muito melhor. Fique ligado! Sábado que vem estarei de volta com mais dicas para manter seu corpo em movimento e livre de dores. Não perca!
Rogério Carvalho é Educador Físico e Personal Trainer.E-mail: rogerio_cagin@hotmail.com Instagram: rogeriocarvalho.personal
Foto: Freepik