Hoje vamos quebrar os mitos que rondam o pré-treino, aeróbico e alongamento. Bora lá!
Vamos começar pela preparação, né? Aquele alongamento e aquecimento são mais que um ritual chato. Eles são o escudo contra as temidas lesões. Bora esquentar os motores e deixar os músculos prontos pro que vem pela frente. O segredo é aquecer os grupos musculares que vão ser acionados no treino. Saca só, se é dia de treinar peito e tríceps, faz uma série de 15 a 20 repetições com metade do peso. Vai por mim, isso prepara o terreno pra performance ser top!
E aí, aeróbico antes ou depois do treino de força? A resposta: depende dos seus objetivos! Quer músculos? Deixa o aeróbico pra depois. Agora, se a missão é melhorar condicionamento e resistência, começa pelo aeróbico. E olha só, se tiver um tempinho entre as duas atividades, é uma estratégia massa pra dar aquele gás extra.
Agora, alongar ou não? Se o alongamento for tranquilo, sem forçar demais os músculos, tanto faz antes ou depois do treino. Mas, se for pesadão, melhor deixar pro final, porque alongamentos complexos podem deixar os músculos cansados e atrapalhar o rendimento.
E que tal aeróbico em jejum? Se quer queimar gordura, manda ver em exercícios de longa duração e baixa intensidade. Mas ó, isso não quer dizer que é a única forma. Tem vantagens e desvantagens, então a escolha vai depender da sua rotina e metas.
Resumindo, pessoal, o que vale é conhecer o que seu corpo precisa e adaptar as estratégias. Nada de seguir modismos, né? E ó, fica esperto, buscar ajuda profissional é a chave pro sucesso. Não esquece de dar um pulo aqui no site semana que vem, porque tem mais dicas chegando! Até lá, bora treinar com sabedoria e garantir aquele shape irado! Valeu!
Rogério Carvalho é Educador Físico e Personal Trainer.E-mail: rogerio_cagin@hotmail.com Instagram: @rogeriopersonal1
Foto: Freepik