E aí, pessoal! Tudo certo? Hoje vamos bater um papo sobre um assunto que talvez você não dê muita bola, mas que faz toda a diferença: os tornozelos! Acredite, essas articulações são poderosas e têm um papel crucial na sua performance e na prevenção de lesões. Bora entender melhor?
Se tem algo que não podemos negar é que nossos tornozelos aguentam o tranco, seguram a onda e ainda nos levam pra cima e pra frente, seja na caminhada do dia a dia ou nos esportes. Mas você já parou pra pensar na importância dessa incrível articulação do tornozelo?
A anatomia é interessante: a junção dos ossinhos tálus, tíbia e fíbula forma essa dobradiça poderosa. E sabe o que isso significa? Estabilidade! É essa estabilidade que segura a onda quando você está com o peso do corpo, dando passos e realizando movimentos como a flexão e a extensão do tornozelo.
Mas ó, não para por aí. É essa mobilidade adequada do tornozelo que permite que a gente caminhe de boa, dê aquele pique esperto e até encare atividades esportivas com tudo. Só que tem um detalhe: a falta de mobilidade pode dar um chega pra lá na sua performance e até causar lesões chatas.
Agora, pensa comigo, se você der uma força extra pro seu tornozelo, fortalecendo os músculos certos que trabalham em conjunto com ele, você não só vai turbinar sua performance, como também vai mandar embora o risco de lesões. E não é papo furado, não!
Sabe o que é legal? Quando você treina com o foco nos músculos que dão aquele suporte pro seu tornozelo, como os flexores plantares, você está investindo no seu bem-estar futuro. É tipo um seguro, entende? Você garante uma boa mobilidade e, com isso, evita lesões não só no tornozelo, mas em outras articulações também.
Agora imagina a cena: você pisa em falso e o tornozelo vira pra fora. A dor é imediata e, se tiver um inchaço ou hematoma, é sinal de que a coisa foi feia. Essa entorse lateral de tornozelo é a mais comum e pode acontecer tanto no dia a dia quanto na prática de esportes. Cuidado redobrado ao caminhar ou correr em terrenos irregulares.
Outra situação que pode acontecer é quando o tornozelo dobra pra dentro. Isso geralmente ocorre quando você aterrissa de forma desequilibrada ou errada. A dor também é intensa, e o inchaço costuma aparecer rápido. Fica esperto ao saltar ou ao praticar esportes que envolvam mudanças de direção para que não ocorra uma entorse medial de tornozelo.
Sabe o que é interessante? Estatísticas mostram que rola uma lesão por dia a cada 10.000 pessoas. E olha só essa: adolescentes e adultos jovens lideram a estatística, com uma incidência de 7,2 por 1.000 pessoas/ano. E no mundo dos esportes, a taxa é de 2,06 a 3,4 lesões por mil atletas. Nada mal, né?
Então, meu amigo, se liga nos seus tornozelos! Eles não são só uma parte do corpo, são os alicerces da sua performance e saúde. Treine direito, foque nos exercícios certos e, se cuide. Afinal, o joelho é legal, mas o tornozelo também merece atenção, né?
E assim encerramos nossa conversa por hoje. Mas já fica a dica: semana que vem tô de volta com mais papo e mais novidades. Não esquece de dar um pulo aqui, beleza? Vamos juntos nessa busca pela saúde e performance top. Até a próxima!
Rogério Carvalho é Educador Físico e Personal Trainer.E-mail: rogerio_cagin@hotmail.com Instagram: @rogeriopersonal1
Foto: Freepik